Autor Tópico: Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964  (Lida 17001 vezes)

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Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #30 Online: 08 de Fevereiro de 2013, 21:26 »
Obrigado, Alebe e demais, pelas dicas.

O conjunto do cabeçote está já uns dias sendo bem lubrificada com óleo de máquina e desengripante, espero que ajude a soltar. Se a peça n°3 não é roscada - é apenas travada com um longo parafuso Allen, que já removi - então entendo que o conjunto esteja preso somente pelas interferências entre o eixo e os rolamentos. Tenho a opção de usar uma prensa de 2t, talvez seja menos drástico que usar marreta e madeira...o que achas?

Marcio

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #31 Online: 09 de Fevereiro de 2013, 12:28 »
Isso. A peça 3 e o rolamento encaixam no eixo por interferencia sim.
E a chaveta geralmente também fica bem travada.

Não sei se ja descobriu, mas para tirar a redução tem sacar um pino da alavanca.
Cuidado que ele é levemente cônico. não bata no lado errado.

Com prensa não vale... tem que suar um pouco.  ;D
 

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #32 Online: 21 de Fevereiro de 2013, 22:34 »
Olá, pessoal!

Depois de uns dias parado com a desmontagem do torno devido a alguns problemas no trabalho e alguns contratempos, retorno aos trabalhos.

Consegui remover o pino que trava a alavanca que aciona a redução do eixo árvore e agora dependo de um sacador para poder remover a alavanca e, com ela, o eixo da redutora como um todo. Está tudo muito duro e eu deixei de molho no óleo fino, vamos ver...

Passei a cuidar dos carros e desmenbrei os carros longitudinal e transversal. Removi o fuso e o conjunto de colar graduado/manopla  do carro transversal, mas agora, mesmo removendo o pino que trava a manopla, não consigo removê-la. Ela é roscada no fuso ou é apenas presa por interfência? Gostaria de mandar cromar o conjunto manopla/colar graduado, fica bom? Ou as marcações graduadas vão sumir com a cromagem, assim como a parte recartilhada da manopla?

Offline eniodaniel21

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #33 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 06:11 »
Bom dia Marcio.eu já fiz um fuso do carro de um shanshes se não me engano era roscado e pinado o fuso era uma rosca de passo 2 rosca quadrada e esquerda!

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #34 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 13:56 »
Obrigado, Enio...mas vc sabe dizer se o Joinville é assim tb? A manopla não cede nada, ao menos com pequenas batidinhas...tb forcei com uma punção o buraquinho no topo da esfera de onde saem os braços da manopla e nada cedeu...

Offline eniodaniel21

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #35 Online: 22 de Fevereiro de 2013, 18:23 »
Não sei amigo, mais deve ser, posta umas fotos do conjunto p nois v!













Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #36 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 05:06 »
Olá pessoal!

Finalmente sobrou um tempinho e com paciência, um punção adequado, óleo em spray e um saca polias pequeno, consegui desmontar os manípulos graduados dos carros. São travados por pinos e presos por (muita) interferência, apenas.  Estou mandando tudo para a cromação.

Pintou um novo problema: Ao remover a tinta, graxa e ferrugem do carro superior (onde vai fixada a ferramenta) descobri uma bela trinca de uns 60mm ao longo de um dos lados do rabo de andorinha. Sei que tem conserto, mas será que não valeria à pena comprar um carro novo? Alguém sabe se o do TM 127 é  igual e quanto custaria?

Para consertar, soldo com solda prata, estanho ou vareta para FoFo?

Offline eniodaniel21

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #37 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 08:05 »
Bom dia!se tiver que fazer solda use eletrodo de fofo,não use meio que aqueça muito a peça assim evitando de enpenar!solde pontos para evitar o enpeno,e solde aonde não trabalhe as peças moveis!

Offline dande

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #38 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 11:09 »
Olá pessoal!

Finalmente sobrou um tempinho e com paciência, um punção adequado, óleo em spray e um saca polias pequeno, consegui desmontar os manípulos graduados dos carros. São travados por pinos e presos por (muita) interferência, apenas.  Estou mandando tudo para a cromação.

Pintou um novo problema: Ao remover a tinta, graxa e ferrugem do carro superior (onde vai fixada a ferramenta) descobri uma bela trinca de uns 60mm ao longo de um dos lados do rabo de andorinha. Sei que tem conserto, mas será que não valeria à pena comprar um carro novo? Alguém sabe se o do TM 127 é  igual e quanto custaria?

Para consertar, soldo com solda prata, estanho ou vareta para FoFo?

complicado essa questão da trinca.....mas nao desanima não, bola pra frente.....e boa sorte.
DANDE

Offline mdaweb

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #39 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 15:29 »
Ola Marcio, eu tenho um desse, o meu e de 1964, eu reformei ele todo, quando comprei ele estava muito bem conservado,
Algumas coisas que fiz pra ele
https://docs.google.com/folder/d/0BxCBdUGQblyaeURHT3docy1NUTA/edit?usp=sharing

A Reforma:
http://sdrv.ms/ZMeC8w

Gostaria de ver alguma foto do motor de 1 Hp com o Inversor, pretendo fazer o mesmo nomeu.

[]'

Mauro.



Pessoal,

Acabei de adquirir um torno Joinville 217R precisando de reforma e como tenho pouquíssimo espaço, vou eliminar a redução primária ( roda de carroça) e instalar um motor de 1 hp trifásico e inversor de corrente para controlar a velocidade.

Perguntas:

O que vcs acham sobre esse torno (é uma cópia do South Bend 9")? Qual o nível de confiabilidade e precisão que posso atingir?

Como ficaria essa adaptação?

Obrigado!!

Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #40 Online: 28 de Fevereiro de 2013, 16:40 »
Quem tem este modelo, ou 117 ou lm127, provavelmente deve estar lendo este tópico, então vou postar aqui mesmo como utilidade pública.

Quem precisar da luneta móvel destes tornos, entre em contato por MP que passo o endereço. Ainda tem duas lá.
Como elas são bastante difíceis de achar, não vou postar o endereço pra não descobrir que anunciaram no ML por 4 ou 5 x mais caro.

Só pra constar, paguei 50 na minha.
Abraços

 

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #41 Online: 01 de Março de 2013, 17:25 »
Alebe, por favor!!! Eu não tenho a luneta móvel, esta que vc achou serve no meu 217R?

msg para [email protected]

Quem sabe ele não tem o carro superior do meu torno e a engrenagem de 20 dentes tb?

Obrigado!

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #42 Online: 01 de Março de 2013, 18:03 »

Offline Marcio Ciber

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #43 Online: 01 de Março de 2013, 18:44 »
Mauro, muito bom!

Vc permite que eu mostre as fotos ( o link para se album no SkiDrive na verdade) de seu torno em outro grupo de discussão? ( Viciados em ferramentas, do Orkut)?

Teu torno é, à exceção da caixa Norton, igualzinho ao meu. Até o ano de fabricação é igual, e o número do meu é 10239...e o seu 10238!!! Se o número de série for só dos modelos 217, desconsiderando se R ou RNC, nossos tornos são irmãos legítimos!!!!!!





Gostaria de ver alguma foto do motor de 1 Hp com o Inversor, pretendo fazer o mesmo nomeu.

[]'

Mauro.



Pessoal,

Acabei de adquirir um torno Joinville 217R precisando de reforma e como tenho pouquíssimo espaço, vou eliminar a redução primária ( roda de carroça) e instalar um motor de 1 hp trifásico e inversor de corrente para controlar a velocidade.

Perguntas:

O que vcs acham sobre esse torno (é uma cópia do South Bend 9")? Qual o nível de confiabilidade e precisão que posso atingir?

Como ficaria essa adaptação?

Obrigado!!
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Offline Alebe

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Re:Reforma e retrofit do torno Joinville 217R ano 1964
« Resposta #44 Online: 01 de Março de 2013, 18:52 »
Marcio,
Acredito que sirva, pois essas lunetas dos joinville 117, 217 e 127 são iguais.
Prende-se ela por dois parafusos laterais à esquerda do carro logitudinal.
Veja suas mp.

 

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