Autor Tópico: Torno Joinville 217RCN - Alebe  (Lida 40118 vezes)

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Offline Ivan

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #15 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:00 »
Alebe,
parabéns pelo torno. Como você há de ver, é um brinquedo e tanto. Felicidades com ele, desde já.

Fico também feliz (mas não supreso) em ver que o Rubens - o cupido das máquinas-ferramenta - se envolveu também nesta união. ;D

O seu torno é igual ao meu (na verdade o meu é um 217R, a caixa Norton instalei depois).

Sobre a desmontagem, repassando os passos do outro tópico com desenho anexo, para unificar as informações e entendermos onde está o problema:

O eixo sai pela frente, sobre o barramento.

1 - Remova as tampas das 2 pontas (itens 1 da figura anexada). Cada uma é fixada por 4 parafusos.
2 - Remova o parafuso de trava e solte a porca de aperto do rolamento cônico dianteiro (gire até sair da rosca). Esta porca (item 2 da figura) fica atrás dos rolamentos dianteiros e parece uma bolacha com um parafuso (o que vc remove) e alguns furos para encaixe de chave unha.
3 - Solte o parafuso da trava da polia/rolamento traseiro (item 3, à frente do rolamento traseiro)
4 - Remova o parafuso da polia (na verdade, é um bujão para engraxar, mas só pra garantir)
5 - Bata na bunda do eixo com muito carinho. Use um calço de madeira. NÃO BATA COM A MARRETA NO EIXO. :)

Onde parou?

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #16 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:13 »
Sobre o manual do seu torno, é exatamente o mesmo do TM127. Na verdade, alguns dos desenhos no manual do TM127 são de um 217RCN (como este do cabeçote), e não de um TM127 (!).

Posto aqui mais uma vez. Esta é a cópia digitalizada pelo Viumau, que ficou melhor do que a minha.
As tabelas de rosca para mm e pol estão ali, o desenho que usei na mensagem anterior também.

As engrenagens necessárias para roscas em polegada são 20d, 40d, 56d e 80d. Mas a 40 é para uns passos pouquíssimo (leia-se nunca) usados - muito grossos, 7 fios por polegada e menos. E a 80d pode ser substituída por outra grande, como a 72d.
Ou seja, se seu torno não veio com engrenagens soltas, se você teve a felicidade de recebê-lo com 20d, 56d e 80d na grade você faz todas as engrenagens em polegada.
Para passos em mm, são necessárias: 40d, 56d, 64d, 75d, 80d e 127d.

Recomendo que compre as faltantes na Riosulense, pois estão a bom preço e não sei até quando estarão disponíveis. Mas compraria somente depois de fazer uma boa desmontagem para limpeza e aprendizado do torno - pode ser que você identifique outras peças e compre em uma tacada só, economizando frete. Sobre as engrenagens do conjunto de reversão, se estiverem boas acho bobagem comprar outras (já que as suas são de aço).
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2010, 12:12 por Ivan »

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #17 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:21 »
Vale lembrar que para a remoção da correia, antes dos passos do post anterior, é necessário remover (na frente) a placa e sua flange e (atrás) a viola e o conjunto de reversão.

Não tinha visto a foto das engrenagens - não parece estar com o conjunto desejável (apesar de parecer ter a 127, engrenagem mais cara). Conte quantos dentes tem cada uma (ou veja se está marcado nelas) e poste aqui, se puder.

Fora a pintura porca, este torno parece estar novo. A plaqueta da foto está intocada, não parece ter nem arranhões. Isto indica muito pouco uso.

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #18 Online: 13 de Fevereiro de 2010, 23:39 »
Apenas complementando a imagem, pois esqueci de ilustrar o passo 5.
Note que o macete do anão é de madeira, somente por isso ele dispensou o calço  ;D.

Offline Alebe

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #19 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 11:11 »
parabéns pelo torno. Como você há de ver, é um brinquedo e tanto. Felicidades com ele, desde já.

Ivan,
Primeiramente obrigado por se dispor a responder. Sei que tem estado ocupado e espero que sua ausencia momentânea do forum seja por trabalho ou lazer.  :-*


Tenho lido tudo que tem no forum sobre tornos, principalmente os joinvilles, mas como a pintura que fizeram encobriu vários furos, estou tentando ver onde é furo de lubrificação, onde é de prisioneiro, de parafuso etc. pra não fazer m****.

Citar
... o cupido das máquinas-ferramenta ...
Na verdade ele é um anjo! ;)

Citar
Sobre a desmontagem...
Beleza. A img ajuda muito.
A correia esta toda quebradiça e acho que não vai aguentar muito.
Vc comentou para usar uma goodyear. Seria dessas de carro?

Por falar em correia, a que vai para o motor não veio. Vou falar com a loja para ver se ainda ta lá. É a Coprreia em V-A-27.
Esta tambem tem genérico?

Citar
Sobre o manual... Esta é a cópia digitalizada pelo Viumau...

Boa.

Citar
Não tinha visto a foto das engrenagens - não parece estar com o conjunto desejável (apesar de parecer ter a 127, engrenagem mais cara). Conte quantos dentes tem cada uma (ou veja se está marcado nelas) e poste aqui, se puder.

Só veio a 40, 75 e 127.

Citar
Apenas complementando...
Note que o macete do anão é de madeira, somente por isso ele dispensou o calço  ;D.

Acho que encontrei o torno da Branca de Neve... ;D
Brigadão pela ajuda.

Offline F.Gilii

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #20 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 11:17 »
Alebe,

Este é o link para um programa de determinação de combinações:
http://www.varmintal.com/alath.htm#Cutting_Odd_Threads

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #21 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 12:08 »
Vc comentou para usar uma goodyear. Seria dessas de carro?
É uma correia industrial mesmo, neste caso canal B (é mais larga do que canal A). Leve a antiga na loja para referência de tamanho. Em qualquer boa loja de ferramentas, borrachas etc. você encontra.
Não economize na correia do eixo-árvore, pois é chata de trocar (por exigir desmontagem). Uma correia vagabunda vai obrigá-lo a nova desmontagem muito antes. Goodyear é a melhor marca que conheço. Vai custar uns R$20 a mais, mas neste caso compensa.
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Por falar em correia, a que vai para o motor não veio. Vou falar com a loja para ver se ainda ta lá. É a Coprreia em V-A-27.
Esta tambem tem genérico?
Sim, e como esta é moleza de trocar (só puxar para o lado e girar a polia para desengatar), se quiser use uma marca mais barata. Esta é canal A, mas estou achando este tamanho curto demais. Não estou com o torno aqui, mas creio que seja trinta e tantos. Se possível, compre em uma loja perto de você, que permita trocar se não for o tamanho certo. Na minha, acertei só na 3a. iteração.  ;D Para ajudar, com o torno e o motor montados na bancada, passe uma trena no perímetro percorrido pela correia, e leve na loja para escolher o tamanho.
O TM127 tem polias de acionamento menores do que o 217RCN, então o número desta correia muda.

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Só veio a 40, 75 e 127.
Na foto da grade parece ter uma montada no mesmo eixo com a 127d, apenas à guisa de espaçador. Não seria a 20d? E escondida atrás da intermediária (que você disse ser 75d), não tem nenhuma outra? Ou não seria esta uma engrenagem composta?

« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2010, 12:11 por Ivan »

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #22 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 12:31 »
Estas engrenagens servem para apenas inverter o sentido de giro do fuso em relação ao sentido de giro da placa, e não tem tanta importancia assim na transmissão porque são apenas intermediárias e seu tamanho não conta muito.
Gilii, neste torno especificamente, o número de dentes (portanto tamanho) é crucial, pois não há ajuste de posicionamento nela. Ou seja: uma outra engrenagem com diferente número de dentes (ainda que do mesmo dp) não monta ali.
No meu torno, troquei uma delas por estar muito gasta - o que aumentava o "giro morto" entre o eixo e o fuso e um pouco de ruído ao operar. Talvez puro preciosismo, mas pelo preço de um McLanche Feliz na Riosulense não pude deixar passar.
Aliás, o que acelera o desgaste dessa engrenagem (e da engrenagem fresada no próprio eixo árvore, mais preocupante) é o uso do torno com a grade desnecessariamente engrenada.
Quando estou usando o torno e avançando o carro pela roda pegamão, sempre deixo o conjunto de reversão desconectado (no meio curso, nem uma nem outra engrenagem encosta na do eixo-árvore). Fica mais silencioso e não fica gastando engrenagem, bucha etc. desnecessariamente.
Para ficar fácil o suficiente para não dar preguiça, é só prender naquela porca que trava o conjunto de reversão uma chave com cabo - assim é só abrir a portinha, abaixar a alavanca, movimentar o conjunto, subir a alavanca e fechar a portinha. Se tiver que procurar a chave etc. acaba dando preguiça.

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #23 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 12:39 »

Ivan,
Primeiramente obrigado por se dispor a responder. Sei que tem estado ocupado e espero que sua ausencia momentânea do forum seja por trabalho ou lazer.  :-*
É um prazer. Pra discutir assunto que tanto me agrada (torno véio) com pessoas tão agradáveis, a gente sempre cria um tempinho. ;D

Offline F.Gilii

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #24 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 12:53 »
Ivan,

Gostei de ler seu comentário sobre o reverso.

Sempre imaginei que o diametro não importaria muito (dentro de certos limites é claro) porque na verdade as engrenagens para frente ou a dupla para trás são intermediárias.

Sempre mantive o conjunto desligado por puro conforto auditivo e outra para não ficar girando todo o conjunto de transmissão inutilmente.

Tive um J35 que parecia uma catedral tocando os sinos porque a grade era extremamente ruidosa, e daí o costume de sempre desligar o engrenamento.

Offline Alebe

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #25 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 12:56 »
Fábião, Obrigado pelo link. Ainda não li tudo, mas vi que lá tem muitos assuntos que vão me ajudar muito.
Valeu.


Na foto da grade parece ter uma montada no mesmo eixo com a 127d, apenas à guisa de espaçador. Não seria a 20d? E escondida atrás da intermediária (que você disse ser 75d), não tem nenhuma outra? Ou não seria esta uma engrenagem composta?

Quem sabe sabe. 8)
Nem me atentei a essa possibilidade e ja tinha até tirado a 75d e visto a outra atras.  Vi mas não enxerguei. ::)
Tem a 20d e a 56d (por trás da 75). Parece que faltam só a 64 e a 80.

Vale lembrar que para a remoção da correia, antes dos passos do post anterior, é necessário remover (na frente) a placa e sua flange e (atrás) a viola e o conjunto de reversão.

Voltando a isso.
Estou pouco a pouco me familiarizando com os nomenclatura das peças, mas essa viola não achei não. O mais perto que achei aqui são dois violinos e um bandolim...  ;D

Notei tambem que a alavanca de reversão ta travada. Tem algum esquema para move-la? Tipo ela só move destravando algum outro ponto?
Editado: Resolvi. Ja ta funcional. Era só a porca que estava apertadissima.
(Preciso esperar um pouco antes de ficar metralhando o fórum de perguntas que acabo resolvendo logo em seguida.
Mas deem um desconto. É o medo de fazer alguma burrada irreversivel.) ::)

« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2010, 13:49 por Alebe »

Offline Ivan

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #26 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 16:25 »
Tem a 20d e a 56d (por trás da 75). Parece que faltam só a 64 e a 80.
Legal, assim já fica mais fácil. Dá até pra fazer uma adaptação simples e abrir todas as roscas em polegada sem precisar de nenhuma outra engrenagem, usando a 75d no lugar da 80d (posição intermediária só transmite, não faz diferença o no. de dentes). Mas comprar as 2 vale à pena.
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Estou pouco a pouco me familiarizando com os nomenclatura das peças, mas essa viola não achei não. O mais perto que achei aqui são dois violinos e um bandolim...  ;D
A viola ou banjo é a peça em que são montadas as engrenagens intermediárias - onde a 75d está montada. Como essa tem 2 alças, na verdade parece mais um coelho com uma orelha mais curta que a outra.
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Notei tambem que a alavanca de reversão ta travada.
Removendo o parafuso que você já conseguiu afrouxar, o conjunto todo de reversão pode ser puxado para fora do cabeçote. Isto é necessário para remover a tampa traseira.

Offline Alebe

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #27 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 16:46 »
Beleza.
Estou seguindo suas dicas e a coisa tá indo bem.
Ja desmontei e limpei o cabeçote fixo e o carro, e as engrenagens continuam parecendo ótimas.
O fuso tá zero bala, sem nenhuma diferença em toda a extensão.
Vou precisar olhar a caixa norton, pois é bastante dificil levar as alavancas para a direita enquanto que para a esq. é bem facil.

Offline kommandeur

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #28 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 23:34 »
Alebe,
que legal, parabens pela aquisição ! Tenho certeza que vc vai tirar belas pçs.

Rubão,
parabens pela ajuda, estás virando um consultor de primeira.

Offline RAranda

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Re: Torno Joinville 217RCN - Alebe
« Resposta #29 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 08:00 »
Rubão,
parabens pela ajuda, estás virando um consultor de primeira.

Marcão....

Só se for por passar muito em "consulta" médica. ehehehee

E nem assim funciona, pois, tenho medo de médico.rsrsrsrsr

 

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