Autor Tópico: Coquilha homemade  (Lida 16910 vezes)

Description:

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline styg

  • Fuso
  • **
  • Posts: 123
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Coquilha homemade
« Online: 22 de Agosto de 2012, 21:38 »
E aí pessoal, tenho uma idéia e pergunto aos mais experientes se funcionaria.

Preciso fazer uma peça de aluminio, que é um cubo (imagine um dado), onde em uma das fazes tem alguns furos, queria fundir essa peça usando um molde permanente e não de areia.

Pensei em fazer o seguinte, montar o molde em chapa de aço 1020, todas as laterais parafusadas umas nas outras, e na chapa do fundo do molde vai ter os furos (cortado no laser) onde vou colocar pinos torneados tambem de aço 1020 (pinos servem de macho para os furos da peça final).

Assim a idéia é simplesmente vazar o aluminio no molde aberto mesmo, pois essa parte de cima vai ser usinada pra ficar no esquadro.

A questão é, funcionaria? O aluminio vai soltar sem o uso de desmoldantes? No caso das chapas cada lado é separado e é uma coisa lisa então acho que uma batidinha faz soltar, o que pode dar mais trabalho são os furos, mais tambem posso fazer os pinos levemente conicos pra facilitar a retirada.

Vi alguns videos de fundição em coquilha onde o molde é de aço e a peça fundida de aluminio sai sem problemas por isso tive a idéia>



Offline Claudinei Giron

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 895
  • Sexo: Masculino
  • Profissão: Projetista.
  • Cidade - UF: Sorocaba / SP
Re:Coquilha homemade
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2012, 22:11 »
Olá styg, há também a contração do alumínio que vai fazer com que o dado diminua suas medidas, e se mesmo assim não

sair fácil, vc pode prever ângulo de saída, o que normalmente é feito em moldes tanto para plástico como para alumínio.

abraço.

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Coquilha homemade
« Resposta #2 Online: 23 de Agosto de 2012, 02:56 »
Tamanho da peça?
O cubo terá cantos vivos?
Pode trocar o alumínio por outro material metálico?
A peça será usinada posteriormente?
Terá outras perguntas que não irão querer calar...

A superfície do cubo, se a coquilha não ter entranhas, sairá fácil devido a contração, mas o problema é esse furo que também em função da contração poderá ser muito mais difícil de sair. Como tem possibilidade desse furo ser cônico, aí poderá ser a solução.

A coquilha poderá ser totalmente desmontada (fixada por porcas borboletas) quando for desinformar. Só terá que encontrar a fórmula para esse tal furo.


Edson



Offline styg

  • Fuso
  • **
  • Posts: 123
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Coquilha homemade
« Resposta #3 Online: 23 de Agosto de 2012, 10:23 »
Mais algumas informações e ideias:

- a peça final tem tamanho 290x250x90mm
- a princípio, to deixando 2mm a mais em cada direção para compensar a retração, no caso o molde seria de 292x252mm
- o cubo terá cantos vivos e será de alumínio
- cada lateral do molde será individual e após a fundição é só desparafusar e tirar as laterais
- o fundo é um pouco mais chato, teria que tirar todos os parafusos que prendem os machos para tirar a chapa do fundo e depois tirar cada um dos machos.
- a ideia era simplesmente vazar o alumínio dentro do molde (que tem 100mm) pra depois retirar o excesso e deixar com os 90mm de altura

Dúvidas:
- penso se simplesmente vazar com o molde aberto funcionaria ou se preciso colocar uma tampa no molde e vazar através de um tubo (canal) fazer uma pressão maior durante a fundição.
- em relação à usinagem, mesmo que a fundição saia perfeita eu teria que usinar para dar acabamento nas faces e furos, bem como deixar no esquadro certinho
- desse jeito que o molde está feito os cantos ficarão com um repuxado que deverá ser tirado durante a usinagem
- a princípio quero fazer os furos um pouco menor que o da peça final (~1mm) para depois abrir durante a usinagem, já que deve sair bem mais barato abrir um furo de 24mm para 25mm do que fazer um furo de 25mm, certo?
- já que vou ter que usinar os furos, posso fazer os machos um pouco cônico para facilitar a retirada do molde, mas inicialmente quero tentar com o pino reto mesmo, mas vou dar acabamento no pino com lixa fina (600 ou +) para deixar polido e diminuir o atrito..
- outra coisa, quando ocorrer a contração da peça, os furos não irão aumentar (desprendendo do pino)?

Sugestões??

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Coquilha homemade
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2012, 11:20 »
Em linhas gerais, você já tem tubo bem estruturado, agora só falta verificar se na prática funciona, e para saber terá que colocar a "mão na massa" e ir postando o resultado que talvez nos ajude a resolver outros problemas nosso de molde e fundição.


Boa Sorte

Edson

 

Offline Jorge_BH

  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2504
  • Sexo: Masculino
  • Jorge Maluf Jacob
  • Cidade - UF: Belo Horizonte-MG
  • Profissão: Administrador de Empresas
Re:Coquilha homemade
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2012, 12:02 »
Na minha opinião, com essa quantidade de pinos vai ser difícil soltar do molde (coquilha). Pensei que seria um pino, somente...

Offline Elio Cesar

  • Novato
  • *
  • Posts: 8
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: Nova Odessa -SP
  • Nome:: Elio Cesar
  • Profissão: Comerciante
Re:Coquilha homemade
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2012, 21:53 »
Concordo com o Jorge, não vai desmoldar. Outra coisa com essa  espessura de chapa  vai empenar todo o molde na primeira peça.

Offline styg

  • Fuso
  • **
  • Posts: 123
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Coquilha homemade
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2012, 23:06 »
Elio, não tinha pensado sobre empenamento, mas vou ter que testar mesmo pra ver.

Na verdade se o molde durar algumas peças ele já se pagou, a chapa vou usar de 1/8".

Offline fcamargo

  • Produzindo equipamentos e dispositívos
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2975
  • Sexo: Masculino
  • www.faraos.net
    • industria de máquinas
  • Cidade - UF: Curitiba
  • Nome:: Fábio Aurélio Camargo
  • Profissão: fabricante de routers
Re:Coquilha homemade
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2012, 19:32 »
faça com chapas de ferro fundido... deterira menos..


Offline geancoelho

  • Fuso
  • **
  • Posts: 173
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
  • Cidade - UF: Joinville SC
  • Nome:: Gean Carlos Coelho
  • Profissão: Projetista eletronico
Re:Coquilha homemade
« Resposta #9 Online: 28 de Agosto de 2012, 16:27 »
Styg

O aluminio Silicio normal de fundição contrai 1,5% linearmente neste caso. Então os 2 mm que deixou não vão ser suficientes, pois no lado que tem 290mm teria 4,3mm de contração.

No caso dos pinos a contração do aluminio faria a peça fundida "abraçar" os pinos , então nem adianta fabricalos com geometeria paralela pois tera que arrancalos com uma prensa de tração. uma leve conicidade e unta-lo com grafite resolve o problema.

Na superficie superior voçe tera um rexupe no centro da peça em função da solidificação do aluminio. Fassa o bloco com 2 ou 3% mais alto pois assim tera material para retirar e eliminar o rexupe.

Para evitar porosidade no aluminio, fassa o resfriamento o mais rapido possivel, pois a formação das dendritas no aluminio ocorrem quando o resfriamento demomra muito e assim a granulometria dele aumenta muito deixando poros no interior do bloco e assim quando usina-lo estes poros aparecerão.

Outra coisa que pode causar poros é a formação de bolhas de oxigenio dentro do metal liquido, em função da turbulencia na hora da fuão do material. Algumas pastilhas de desgazeificação ja resolvem.

Talvez voçe saiba destas dicas mas como tive muitos problemas com a fundição do aluminio tive de estudar muito ate chegar em um nivel aceitavel de qualidade.

Offline styg

  • Fuso
  • **
  • Posts: 123
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:Coquilha homemade
« Resposta #10 Online: 28 de Agosto de 2012, 17:26 »
gean, é a primeira vez que vou fazer algo fundido, pode ficar a vontade para dar dicas, mesmo que elas pareçam muito básicas!

quanto ao desgazeificante, sabe o que usam? nome comercial ou químico mesmo.

Quanto ao rechupe, vc acha que fazendo massalote resolveria esse problema?

Offline dande

  • Hobby
  • ****
  • Posts: 344
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: mogi mirim sp
  • Nome:: danilo
  • Profissão: afiador
Re:Coquilha homemade
« Resposta #11 Online: 28 de Agosto de 2012, 19:26 »

quanto ao desgazeificante, sabe o que usam? nome comercial ou químico mesmo.



Eu tb tenho essa curiosidade. Pelos videos do youtube,vi que se usam dois componentes,um deles é o sal ,e o outro é o carbonato de sódio,mas onde encontrar esse produto?

Styg,dá uma olhada nos videos desse cara,ele faz coisas magnificas com aluminio...talvez (se vc ainda não tiver visto) possa  lhe servir de inspiração.

Metal Casting at Home Part 13. Small Casting with Core.


« Última modificação: 28 de Agosto de 2012, 19:31 por dande »

Offline MAURO JADS

  • Novato
  • *
  • Posts: 42
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC
  • Cidade - UF: SÃO LOURENÇO DO SUL- RS.
  • Nome:: MAURO JADS
  • Profissão: TORNEIRO E TÉCNICO MECÂNICO
Re:Coquilha homemade
« Resposta #12 Online: 28 de Agosto de 2012, 20:24 »


                                Bicarbonato de sódio p/ Carbonato de cálcio.
               
        Bicarbonato de sódio : Colocar em uma panela e levar ao fogo médio até que comece a borbulhar , quase fervendo , desligue o fogo , deixe esfriar e guarde em um recipiente hermético.
        Quando derreter o alumínio e este estiver em estado de pasta ,  acrescente uma colher de sopa do sal 
 para cada 4kg de alumínio , agite o metal fundido até que se forme uma capa de escória boiando na superfície , retire essa borra com uma colher , alguma coisa assim , e pode verter no molde .

Offline mulapreta

  • Moderadores
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 1750
  • Sexo: Masculino
  • Não vá dizer que sou isso, aquilo.. porque sou...
  • Cidade - UF: São Paulo - SP
Re:Coquilha homemade
« Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2012, 00:17 »
Eu tb tenho essa curiosidade. Pelos videos do youtube,vi que se usam dois componentes,um deles é o sal ,e o outro é o carbonato de sódio,mas onde encontrar esse produto?

Sal é sal de cozinha mesmo. O outro é Carbonato de Sódio, popularmente conhecido como BARRILHA LEVE, encontrada facilmente em lojas de produtos químicos e também em lojas de produtos para tratamento em piscinas.

Edson

P.S. A Barrilha Leve é um produto bem baratinho, a última vez que comprei paguei o Kg. 5 dilminhas.
« Última modificação: 29 de Agosto de 2012, 00:21 por mulapreta »

Offline geancoelho

  • Fuso
  • **
  • Posts: 173
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
  • Cidade - UF: Joinville SC
  • Nome:: Gean Carlos Coelho
  • Profissão: Projetista eletronico
Re:Coquilha homemade
« Resposta #14 Online: 29 de Agosto de 2012, 08:25 »
No saso do desgazeificante acho que não requer mais comentarios, a não ser que use pastilhas comerciais, o que acho que nao vale a pena pois como é um cubo nao tera maiores problemas com a mistura postada pelos amigos.

No caso do massalote ele resolveria sim, pena que em um molde simples como o que voce pretende construir fica dificil de fazer.

Acho que aumentando um pouco a altura e usinando depois é mais facil.

Se restarem duvidas pergunte que se eu puder responder, o farei com prazer.