Autor Tópico: HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.  (Lida 29538 vezes)

Description:

0 Membros e 4 Visitantes estão vendo este tópico.

claudiorfernandes

  • Visitante
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #45 Online: 10 de Setembro de 2013, 23:45 »
Eu mesmo não tenho a menor intenção de fundir nada... mas estou acompanhando atentamente as informações.
Sou daqueles que acha que conhecimento não pesa, não paga imposto, e sempre se usa... E não posto fotos da minha biblioteca porque já doei todos os meus livros físicos, atualmente só os tenho em formato eletrônico... Mas sou um devorador de livros como os colegas.
Já estou no quarto aparelho de e-book, pois os três anteriores abriram o bico de tanto usar...  ;D (em compensação, não tenho aparelho de TV em casa há uns 6 anos, e antes disso, já não assistia TV há uns 12 anos...)



Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #46 Online: 11 de Setembro de 2013, 09:26 »
minilathe, Fabio e Cassio: Pra evitar discussões vamos chamar de jabiraca e ja era hahahahahah.

Valeu styg!

Claudio, eu tambem nem tinha TV, mas hoje em dia tenho por causa do canal discovery turbo, so fala sobre carros e motores o dia inteiro(enche o saco ate), tem ate oficina so de mulheres gostosas que realmente manjam e alteram carros tops(All Girls Garage) hahaha, tem o history channel tambem e os discoveries civilization e science pra dar uma descontraída, tem coisa boa mas dá pra contar em uma mão só...

Fico feliz em saber que tem gente culta por aqui como você e o Cassio!

Abraços,

-Dimitri Martins

Offline Júlio

  • Fuso
  • **
  • Posts: 211
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #47 Online: 18 de Dezembro de 2013, 00:19 »
Sem querer criar polêmica, não obstante o tópico seja excelente, a areia verde ainda é utilizada em muitas situações. Não se trata do que é melhor ou pior, mas se trata do que é mais conveniente ou  menos. O colega citou blocos de motores e esses devem ser feitos com machos endurecidos, pois esta é a melhor técnica.  Se forem peças de geometria mais simples e onde se exija aproveitamento do material, a areia verde ainda é a melhor solução. Se for peça com tolerância dimensional mais acurada, cera perdida ou fundição por pressão são mais indicados. Então, o que devemos falar não é qual é melhor que o outro, mas sim qual o mais adequado e conveniente.

 Aliás, não é só silicato de sódio que endurece molde, mas existem diversas resinas no mercado, que curam a quente ou frio ( cold box e hot box) que fazem o mesmo papel. Inclusive, possuem desempenho superior ao silicato de sódio. O silicato de sódio é muito bom, concordo, para pequenas peças ou para peças que vão ser produzidas em pequena escala. Lembrando que ele endurece não é pelo calor, mas sim pela reação com o gás carbônico - CO2. Inclusive, dá para vc fazer machos com silicato de sódio utilizando apenas vinagre e bicarbonato de sódio. Tem vídeos com esse método.

Se for uma peça muito grande, o silicato é inviável, pois o CO2 dificilmente entrará nas partes mais interiores do molde. Corre-se o risco de desmoronamento no momento de verter o metal. Melhor seriam as resinas sintéticas de cura a frio ou quente. Para melhorar o acabamento, ainda há tintas refratárias que pintam os machos.  VC pode obter o CO2 por vários processos simples, como a queima de um combustível, vinagre com bicarbonato de sódio ou comprar um cilindro de CO2.

Metal Casting at Home Part 11. Sodium Silicate & CO2 Core Making.



Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #48 Online: 26 de Abril de 2014, 14:30 »
Olá Julio,

Eu jamais utilizaria areia verde para qualquer trabalho que seja independente de ser reaproveitável ou não, pois o acabamento da peça final fica extremamente primitivo, pelo fato da umidade presente na areia servir apenas para destruir o acabamento da superfície e inserir bolhas de ar na peça final. Trata-se de uma tecnologia ultrapassada e primitiva. O bloco do motor de um carro não utiliza somente machos de silicato, o bloco inteiro é feito em silicato, os machos e as fêmeas.

Outra coisa, o silicato de sódio endurece SIM pelo processo de CO2 como foi informado no próprio tutorial, mas o calor o endurece também e não estou falando do CO2 gerado pela queima de combustível, pois já criei machos em fornos elétricos do tipo MUFLA, que não emitem CO2 algum durante o aquecimento. Tudo que é necessário fazer é desidratar o silicato de sódio, seja por uma reação química com um composto de alta afinidade como CO2 ou pelo próprio calor, que também é muito efetivo com relação à desidratação.

Um grande abraço,

-Dimitri Martins

Offline mechatronics

  • Novato
  • *
  • Posts: 70
  • Sexo: Masculino
  • Knowledge is power.
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #49 Online: 26 de Abril de 2014, 14:35 »
Outra coisa esquecida de mencionar:

Um molde de silicato JAMAIS desmoronaria ao verter metal, pois o composto químico cura imediatamente ao verter metal líquido a 800oC se este ainda não estiver curado por completo, independente do tamanho.

Vamos fazer o seguinte, experimente curar parcialmente um molde de silicato e verta alumínio dentro dele, espere esfriar e tente tirar a areia da peça fundida sem banhá-la na água quente. Você terá a impressão de estar cutucando concreto curado.

Muito do que é lido deve ser experimentado antes de formar opinião final e isto demonstra que sua vivência no assunto é teórica e não prática, sem querer ofendê-lo de forma alguma.

Abraços,

-Dimitri Martins

Offline marcossilvabrasil

  • Em busca do conhecimento
  • Novato
  • *
  • Posts: 2
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #50 Online: 29 de Abril de 2014, 18:35 »
Bom dia a todos,

Estive vendo no forum a respeito de utilizar sílica de gel para preparar areia para  fundição  de alumínio.
Moro em Portugal e encontrei no Reino Unido gel de sílica 7.16 euros o Kg.

Minha dúvida é se este produto do Reino Unido é o mesmo citado pelo colega.
O endereço  da pagina no ebay é:
http://www.ebay.com/itm/Flower-Drying-Silica-Gel-1kg-/321382694646?pt=UK_Crafts_FloralSupplies_SM&hash=item4ad3e6bef6

Desde já agradeço qualquer ajuda e desculpe se não utilizei o forum de acordo com as regras, pois é a minha primeira vez.

Offline Júlio

  • Fuso
  • **
  • Posts: 211
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #51 Online: 02 de Maio de 2014, 14:35 »
Olá Julio,

Eu jamais utilizaria areia verde para qualquer trabalho que seja independente de ser reaproveitável ou não, pois o acabamento da peça final fica extremamente primitivo, pelo fato da umidade presente na areia servir apenas para destruir o acabamento da superfície e inserir bolhas de ar na peça final. Trata-se de uma tecnologia ultrapassada e primitiva. O bloco do motor de um carro não utiliza somente machos de silicato, o bloco inteiro é feito em silicato, os machos e as fêmeas.

Outra coisa, o silicato de sódio endurece SIM pelo processo de CO2 como foi informado no próprio tutorial, mas o calor o endurece também e não estou falando do CO2 gerado pela queima de combustível, pois já criei machos em fornos elétricos do tipo MUFLA, que não emitem CO2 algum durante o aquecimento. Tudo que é necessário fazer é desidratar o silicato de sódio, seja por uma reação química com um composto de alta afinidade como CO2 ou pelo próprio calor, que também é muito efetivo com relação à desidratação.

Um grande abraço,

-Dimitri Martins

Valeu, Dimitri. Desculpe a demora em responder. A questão da areia verde é realmente um processo não diria primitivo, mas antigo. Existem várias grandes indústrias que trabalham com areia verde ainda. Areia verde está longe de ser um processo em desuso. Longe disso! Eu ainda bato na tecla do que é mais ou menos versátil. Eu conheço uma fábrica de panelas de alumínio bem aqui perto que ela utiliza apenas areia verde.  Utilizar silicato para cada penela produzida seria inviável. Areia com silicato tem o reaproveitamento prejudicado, caro e seria inviável descartar toneladas de areia com apenas 1 uso. Comprei recentemente 240kg de anilhas para minha academia e comprei diretamente de uma fábrica, que utiliza areia verde.  O cara faz um mode, funde e em pouco tempo a areia está pronta para ser utilizada novamente.

Quer um exemplo de uma grande indústria que utiliza largamente areia verde? A CSN. Faça uma visita lá se puder. Eles possuem alguns dias da semana onde visitantes podem ser acompanhados de um guia para fazer um tour na indústria. Então, dependendo da peça, não se usa resina ou silicato. Para que fazer uma anilha em ferro fundido usando silicato? O acabamento é relativamente bom para o que se serve.

 Mas concordo plenamente com vc que o acabamento das peças feitas em areia não é de excelência e demandam posterior tratamento da peça.  A questão da umidade é um problema sim,  desde que quando a areia não tenha manutenção devida. Para vc ter uma ideia, algumas indústrias possuem o próprio laboratório para análise da areia para verificar parâmetros como compactação, umidade, absorção do azul de metileno para verificação da qualidade da bentonita etc.


Outra, o vapor expelido pela areia úmida deve ser perfeitamente absorvido pelas paredes do molde. Por isso a permeabilidade da areia deve ser levada em conta. O teor de finos, a compactação, tudo isso tem forte influência na aborção da umidade e qualidade da peça.  . Se a areia for muito compactada, se o teor de finos ( acima de 100 mashs) for muito alto a aborção é prejudicada e a peça fica com muitas bolhas, pois o vapor não terá por onde sair a não ser pela própria peça.

Eu tenho um curso de areia verde que fiz com um especialista chamado Marco Antônio Alves, que dá consultoria a diversas grandes indústrias.  segue o link da página dele para vc se inteirar e, quem sabe, mudar um pouco a sua opinião. :

http://www.areiaverde.com/referencias.html

Por fim, Se a minha vivência é teórica, então vou postar alguns dos vários vídeos que tenho relativos a fundição. Já fiz várias peças fundidas em areia, silicato e cera perdida. Devo ter uns 20 ou mais vídeos, fora tudo o que fiz e não filmei. Tem uns 10 ou mais anos que mexo por hobby com fundição.  Então, não sou de tudo apenas teórico:

https://www.youtube.com/watch?v=KUSNQY5iIuI

https://www.youtube.com/watch?v=AAf0JgH08lw

https://www.youtube.com/watch?v=ltWiRuuHrmI

Obs.: Pena não poder filmar a visita que fiz à CSN. Iria te mostrar o quanto a areia verde é importante lá.  Mas se morar no Rio, dê um pulo em Volta Redonda e agende uma visita. Um abraço.





« Última modificação: 02 de Maio de 2014, 14:59 por Júlio »

Offline fcamargo

  • Produzindo equipamentos e dispositívos
  • CNCMASTER
  • ******
  • Posts: 2976
  • Sexo: Masculino
  • www.faraos.net
    • industria de máquinas
  • Cidade - UF: Curitiba
  • Nome:: Fábio Aurélio Camargo
  • Profissão: fabricante de routers
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #52 Online: 02 de Maio de 2014, 15:15 »
a Ferrari usa areia em moldes dos seus mais poderoso motores.
acho que a técnica tem milhares de anos e ainda é uma das mais usadas no mercado de fundição.

alguns aditivos modernos tornaram o porcesso um pouco mais rápido e mais ESTAVEL... mas com grande prejuizo para nossa área de descarte, visto que alguns compostos como o cilicato leva alguns anos para ser absorvido novamente.


Offline Júlio

  • Fuso
  • **
  • Posts: 211
  • Sexo: Masculino
  • GUIA-CNC
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #53 Online: 02 de Maio de 2014, 17:49 »
a Ferrari usa areia em moldes dos seus mais poderoso motores.
acho que a técnica tem milhares de anos e ainda é uma das mais usadas no mercado de fundição.

alguns aditivos modernos tornaram o porcesso um pouco mais rápido e mais ESTAVEL... mas com grande prejuizo para nossa área de descarte, visto que alguns compostos como o cilicato leva alguns anos para ser absorvido novamente.

Sim, amigo, a areia é utilizada largamente na indústria. O que o colega Dimitri nos apresentou é uma técnica onde se utiliza a areia mais um aglomerante para endurecer. Os moldes em areia utilizados em blocos de motores são também endurecidos, mas com resinas especiais, o que otimiza o trabalho e reduz o tempo. Existem dezenas de resinas no mercado que fazem a cura da areia, sejam cura a quente ou cura a frio. O silicato é também um aglomerante desse padrão, mas tem que utilizar o CO2 para endurecer.

Offline shalonmelo

  • Novato
  • *
  • Posts: 2
  • Sexo: Masculino
  • GUIA CNC BRASIL
  • Cidade - UF: São Paulo
  • Nome:: Shalon Melo
  • Profissão: Fabricante de bicicletas
Re:HOW-TO: Aprenda como fazer moldes profissionais com Silicato de Sódio.
« Resposta #54 Online: 01 de Maio de 2018, 17:23 »
Olá pessoal,


Eu li o todo o conteúdo do tópico e achei bastante interessante pois eu estou com o projeto de fabricar uma nova bicicleta confeccionada com tubos de alumínio e os cachimbos fundidos também no mesmo material...confesso que fiquei impressionado com as informações contidas que serão de grande ajuda