Autor Tópico: Manutenção de motor de passo  (Lida 30193 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2009, 13:35 »
... jaqueta de ferro doce...
E não é necessário lamber para saber se é de fato doce ou não - ferro comum mesmo ;)

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2009, 13:45 »
Comparei com um que não abri, e a força necessária para girar com ele desligado parece ter ficado menor mesmo. :(

Mas quando um motor está girando - especialmente quando perde passos (o campo gira, mas o rotor não), o campo não está sendo aberto? (pois imagino que as linhas saiam "daqui" e passem para "ali", ainda que instantaneamente).

Essas coisas que me assustam na eletrônica - é muito mais insidiosa do que a mecânica.  :)
Olhe só para o motor, ele parece tão bem... Me lembra a campanha "Quem vê cara, não vê aids".  :)
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 14:00 por Ivan »

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2009, 14:06 »
Comparei com um que não abri, e a força necessária para girar com ele desligado parece ter ficado menor mesmo. :(

Mas quando um motor está girando - especialmente quando perde passos (o campo gira, mas o rotor não), o campo não está sendo aberto? (pois imagino que as linhas saiam "daqui" e passem para "ali", ainda que instantaneamente).

Essas coisas que me assustam na eletrônica - é muito mais insidiosa do que a mecânica.  :)
Olhe só para o motor, ele parece tão bem... Me lembra a campanha "Quem vê cara, não vê aids".  :)

Ivan, isso aconteceu comigo , antes de abrir tem uma força no rotor mas depois de aberto a força e outra, parece mais fraca, não liguei ainda este motor para saber como esta seu funcionamento. Nestes casos sera que
tem solução? o motor voltará a ser como antes? grande abraço.

Offline sergiotrarbach

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #18 Online: 25 de Setembro de 2009, 14:20 »
... jaqueta de ferro doce...
E não é necessário lamber para saber se é de fato doce ou não - ferro comum mesmo ;)
Oi Fabio, sou leigo no assunto CNC e em motor de passo tambem por isso sugeri o tópico sobre o referido assunto, e tenho visto que e duvida de muito aqui no forum, e não entendi sua colocação sobre "LAMBER" a jaqueta de ferro doce a que se referiu o Jorge, achei inadequada e inoportuna ja que não somou em nada no que diz respeito ao assunto manutençao de motor de passo.Sei que e chamado por muitos aqui como mestre Gilii e tem tambem minha admiração e meu respeito, esperava  ver uma resposta interessante de sua parte e continuo esperando, ja que é o nosso mestre. abração.

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #19 Online: 25 de Setembro de 2009, 14:37 »
Sr. Sergio,

Obrigado por ter sugerido o tópico sobre o assunto, apesar de que este mesmo assunto já ter sido comentado em algumas oportunidades por aqui.

Talvez e apenas como sugestão o Sr. deveria ter feito o que sempre recomendamos para aqueles que estão chegando no fórum, que invistam um pouco de tempo numa boa leitura dos diversos tópicos - isso vale para o Sr inclusive...

A colocação "LAMBER" é bem clara e direta, mas antes de tudo é uma brincadeira inocente, assim como mostra o pequeno ícone logo ao final da mensagem quotada por você - desculpe se isso lhe ofendeu de alguma forma.

Mais importante que ela, talvez teria sido o comentário certeiro do amigo Jorge que eu cito abaixo:
Citar
Embora seja possível, não creio que o esforço pra recuperar esses motores valha a pena ... o caldo vai ficar mais caro que o peixe ...

Espero que o peixe ou caldo valham a pena e tenham agregado mais conteúdo ao assunto...

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #20 Online: 25 de Setembro de 2009, 15:16 »
Caro Sr. Sergio,
a mim me pareceu bastante pertinente o comentário feito pelo Sr. Gilii, pois eu pretendia fazer justamente o que ele desaconselhou. ;D

Não tem muita solução não, pois imagino que o circo pra criar o campo adequado pra remagnetizar isso e o tempo em tentativas e erros torne a empreitada impraticável.
Eu ainda não avaliei o quanto ele perde de torque energizado (que é o que importa). Com certeza não é tudo - o motorzinho ainda segura bem. Afinal, o rotor ainda está magnetizado (?%) e entendo que quando os enrolamentos são energizados também há nele um campo induzido (por isso híbrido?)
O que o Gilii falou em outro tópico deve ter fundamento: perda de 20 a 30% de torque.

Eu vou ter que fazer a tal jaqueta, os motores que arrumei vieram com a parte longa do eixo saindo da bunda. Supostamente era usado em caça-níqueis que, ilegais, foram desmontados. Imagino que a flange tenha sido usada para fixar na carcaça da máquina ou outro suporte, de forma a economizar um mancal.

Como há diferença perceptível de esforço para girar entre o que eu mexi e os que não mexi, suponho que ou saiu de fábrica ao contrário ou foi invertido com o uso de uma jaqueta.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2009, 15:27 por Ivan »

Offline marc0

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #21 Online: 25 de Setembro de 2009, 15:24 »
...com a parte longa do eixo saindo da bunda.
O que significa isso? Ah Ah Ah....

Desculpe-me mas não resisti!
Aproveito a deixa. Não sei porque um pouco de humor causa celeuma.

Abraços....

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #22 Online: 25 de Setembro de 2009, 15:25 »
Ivan,

Talvez nesse caso a cirurgia seja mais simples - bastaria inverter as tampas de lado, sem retirar o rotor de dentro (ui...) :)

Ops - desculpe - não posso mais brincar... :(

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #23 Online: 25 de Setembro de 2009, 15:28 »
é isso ai da pra trocar o sexo epa digo o lado da tampa sem tirar o rotor

Offline marc0

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #24 Online: 25 de Setembro de 2009, 15:32 »
é isso ai da pra trocar o sexo epa digo o lado da tampa sem tirar o rotor
Quer dizer que dá para virar sem tirar de dentro, né?
ah ah ah

Isso tá ficando muito extranho....

Ah ah ah ah...

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #25 Online: 25 de Setembro de 2009, 15:38 »
O que significa isso? Ah Ah Ah....
Caro Sr. Enoch, venha cá que já lhe explico. ;D ;D
Perdoe a brincadeira. ;D

Já tinha pensado no lance das tampas, mas não é tão simples. Os enrolamentos saem na parte de trás. Se quisesse puxar pelo outro lado, ia ter que tirar a solda, empurrar as pontas dos fios para o outro lado, ressoldar ali e remontar. Não que não dê para fazer, mas não é tão simples. O que acham?

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #26 Online: 25 de Setembro de 2009, 15:49 »
Uma outra possibilidade seria remover as soldas, tirar a proteção plástica, soldar um pedacinho adicional de fio isolado jogando para o outro lado e instalar a proteção plástica no outro lado.
O que acham?

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #27 Online: 25 de Setembro de 2009, 16:20 »
ivam so vire as tampas

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #28 Online: 25 de Setembro de 2009, 16:24 »
tem rasão mas se pode fazer um rasgo na tampa e feixar o rasgo original com durepoxi

Offline marc0

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #29 Online: 25 de Setembro de 2009, 16:45 »
Olá Ivan;

O que acontece se inverter o rotor no estator. Poderia ser feito?
Em caso afirmativo não precisaria nenhuma modificação no estator, basta adaptar ou trocar as tampas de lado.

Abraços...

 

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