Autor Tópico: Manutenção de motor de passo  (Lida 30199 vezes)

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Offline Fernando AS

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #90 Online: 01 de Outubro de 2009, 13:07 »

Vc tem fotos do rebobinamento?

Abraços...

marc0martim ECM

Vou procurar aqui nos meus arquivos e se encontrar as fotos colocarei aqui.

Abraços

Offline Ivan

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Remagnetizando um motor de passo
« Resposta #91 Online: 07 de Outubro de 2009, 22:27 »
Movido pela mesma curiosidade que matou o gato, hoje tentei remagnetizar um dos motores de passo que abri. Para o experimento, usei o motor cujo rotor removi sem a jaqueta, causando grande perda de magnetismo. Girando este motor no torno, a voltagem medida era de aprox. 24VAC (é o mesmo da foto em post anterior neste mesmo tópico). A mesma voltagem foi medida novamente nas mesmas condições no início deste experimento.

Ingredientes utilizados:
- 1 morsa pequena de procedência chinesa  ;D
- 1 fusível 250V 15A
- 12 metros de fio rígido meio fino  ;D
- 1 ponte retificadora KBPC3508
- 1 motor de passo brocha
- 1 disjuntor 20A
- sobras de tarugo de 1020 furadas

O motor foi novamente desmontado, rotor retirado e os rolamentos removidos.
Após remoção dos rolamentos, as peças (especialmente o rotor) foram limpas com ar comprimido e papel, para remoção de quaisquer limalhas que possam ter grudado.
O rotor foi reinserido.
Foram usadas 2 buchas (sobras de tarugo furadas) de aço 1020, montadas ao redor das pontas de eixo do rotor, para fechar o "percurso" eletromagnético.
O fio foi enrolado em trocentas e onze voltas ao redor do motor.
Conjunto motor+fios+buchas foi fixado na morsa - que fixa o conjunto e fecha o percurso eletromagnético.
Os fios da bobina foram ligados às saídas da ponte retificadora.
Uma das entradas da ponte foi ligada ao fusível, a outra ao disjuntor.
As duas entradas foram ligadas a duas fases da alimentação trifásica, perfazendo 380VAC.



O disjuntor foi ligado.
Observou-se um clarão oriundo do fusível.  ;D
As luzes todas se apagaram. ;D
Rearmado o disjuntor geral, verificou-se que o fusível havia se desmaterializado.  ;D Os outros componentes (inclusive a morsa  ;D) não apresentavam sinais de avaria.
O motor foi avidamente remontado e colocado novamente no torno para testes. A voltagem indicada foi de 38,5VAC conforme foto.


(O motor cujo rotor não fora removido havia apresentado voltagem de 39,8VAC.)
Constatou-se que a ponte retificadora não resistiu ao procedimento.  :( Algumas horas após o experimento, o motor foi testado com o controlador do divisor, e funcionou adequadamente, aparentando torque similar ao do motor cujo rotor não foi removido.

Assim, considero que o motor voltou à condição de novo.

A ponte morreu na história, mas considerando que custa R$5, ainda assim tá valendo. No datasheet dela afirma que resiste a pico de 400A por até 8,3ms. Como esse também é aproximadamente o tempo de desarme do disjuntor (magneticamente), presume-se que a corrente ultrapassou este valor. A resistência medida do enrolamento foi de aprox. 0,8 ohms (o que numa conta simplista daria quase 500A).

Para o outro motor cujo rotor removi (o da jaqueta), vou tentar valores mais baixos (ou em 220V) para tentar evitar a queima da ponte.

Descontados os pontos pela morte da ponte e por forçar a instalação, resumo como uma solução que:


( ) Fonciôna muito bem
(x) Fonciôna bem
( ) Fonciôna mal
( ) Fonciôna muito mal
( ) Não fonciôna


 ;D
« Última modificação: 07 de Outubro de 2009, 23:00 por Ivan »

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #92 Online: 07 de Outubro de 2009, 23:03 »
Ivan,

Nas condições de sua instalação e como foi feito (um verdadeiro curto circuito, ...), voce teve muitas chances da coisa (a magnetização) dar certo, dar meio certo, mais ou menos, dar água...  :)

A sorte esteve ao seu lado... Mas infelizmente, nem sempre é assim

Offline kaoalex

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #93 Online: 07 de Outubro de 2009, 23:07 »
Ivan,

Muito bom post!
Também irei tentar botar fogo na minha casa e publico o resultado.
 Parabéns!!!

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #94 Online: 07 de Outubro de 2009, 23:18 »
Gil,
o procedimento foi adaptado de um texto do livro "Electric Motors in the Home Workshop", da série "Workshop Practice Series" (minha série predileta depois do Tintim  ;D ).

Não consigo ver muito problema na história. No meu leigo entendimento, a questão é bem simples: criar um campo com intensidade suficiente (pelo tempo suficiente) para saturar o rotor. Se o campo não é forte o suficiente, não surte efeito. Se o campo supera o mínimo necessário (mesmo que seja muito mais forte do que o necessário), está feito.
A ponte (ou diodos) impedem a inversão do campo, que poderia causar a desmagnetização (completa, ou parcial, ou magnetização parcial ou completa no sentido inverso, dependendo de quando abrisse o circuito) .

Não?

OBS - Aposto que se eu tentar de novo vai funcionar de novo. ;D

Só não curto :)  muito forçar essa corrente na instalação - apesar de saber que curtos-circuitos acontecem com alguma frequência -  e quero fazer de uma forma que não queime a ponte.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2009, 23:22 por Ivan »

Offline minilathe

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #95 Online: 07 de Outubro de 2009, 23:50 »
Ivan,

Não duvido e não posso dizer não houve magnetização. Apesar de gerar um resultado, o método me pareceu meio ortodoxo, pra não dizer "nas coxas"... :)

Algumas observações..., há várias questões que não posso afirmar que voce não observou (pelo menos não escreveu...):

(1) Atentar para o sentido do enrolamento e da corrente elétrica, acredito que o objetivo é restaurar o campo, mantendo a orientação original e não invertê-lo, pois existe o risco de reduzir o campo existente ao invés de aumentar.

(2) A intensidade de campo é função da corrente e da quatidade de espiras. No "instante do curto", a corrente é função da indutância, da resistência do fio e da tensão, basicamente. Quando voce enrola "trocentas espiras", esse processo não possui muito controle e os resultados podem ser inesperados. Para haver um pico de corrente, o ideal é um sistema de descarga capacitiva e tensões de centenas a alguns milhares de volts. Mas um "curto" ás vezes também funciona. Mas, se enrolar muitas espiras a indutância aumenta e a corrente não aumenta tão rápido (o campo impulsivo pode ser menor), se enrolar de menos, o campo também será menor. Existe uma ciência "nessa coisa". Por isso, a descarga capacitiva é melhor, quase toda a energia armazenada é transferida do capacitor para o indutor...
 
(3) Deveria haver algum controle de qualidade, que no seu caso, foi a tensão em vazio, gerada pelo motor a uma certa rotação. Pode "dar pro gasto", mas imagino que as características originais do motor não sejam as mesmas, no que diz respeito a uniformidade e simetria do campo magnético no rotor.

Offline marc0

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #96 Online: 08 de Outubro de 2009, 01:24 »
Parabéns Ivan!
Eu nunca digeri muito bem essa rótulo da impossibilidade.
Baixou um espírito do Tesla e mandou ver, eh eh eh
O importante foi que vc ressuscitou o motor.
Na próxima vê se filma o evento.
Abraços...

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #97 Online: 08 de Outubro de 2009, 06:38 »

Grande Ivan ! A-DO-RE-I ! ! !  ;D ;D ;D

Gil,o procedimento foi adaptado de um texto do livro "Electric Motors in the Home Workshop"

Dá pra mandar um link pro livro ou o capítulo pertinente ? Tô curiosíssimo ...

Citar
Não consigo ver muito problema na história. No meu leigo entendimento, a questão é bem simples: criar um campo com intensidade suficiente (pelo tempo suficiente) para saturar o rotor.

Tb não vejo probs, a coisa toda faz muito sentido e acho que não é questão de sorte, a coisa é repetível e tô apostando que é uma solução bastante viável para o prob da remagnetização.

Já disse que a-do-re-i ?  ;D

Citar
A ponte (ou diodos) impedem a inversão do campo, que poderia causar a desmagnetização (completa, ou parcial, ou magnetização parcial ou completa no sentido inverso, dependendo de quando abrisse o circuito) .

É vero. Vc verificou a polaridade do campo original versus a do aplicado antes de aplicar a bordunada ?

Citar
OBS - Aposto que se eu tentar de novo vai funcionar de novo. ;D

Já ganhou, tô devendo umas brejas  ;D

Citar
Só não curto :)  muito forçar essa corrente na instalação - apesar de saber que curtos-circuitos acontecem com alguma frequência -  e quero fazer de uma forma que não queime a ponte.

Acho que a solução seria a descarga capacitiva, que sabe através de um tiristor ... o arranjo ficou tão simples e barato que justifica algum investimento ... não me parece absurdo imaginar que alguém possa aprimorar a coisa e prestar esse serviço aos colegas ...

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #98 Online: 08 de Outubro de 2009, 07:44 »
Estas são as páginas do livro.

Offline C N C N o w !

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #99 Online: 08 de Outubro de 2009, 07:57 »
Estas são as páginas do livro.

Excelente ! Brigadaço !  ;D

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #100 Online: 08 de Outubro de 2009, 08:14 »
vejam oque vei parar na minha mão

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #101 Online: 08 de Outubro de 2009, 08:26 »
Luciano, eu não consegui ler de quanto é...
Eu tenho um de 40mil uF x 350V que provavelmente daria, mas está no meu retificador para o transformador de solda, não pretendo mexer...

Offline F.Gilii

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #102 Online: 08 de Outubro de 2009, 08:30 »
Ivan,

adorei ler a descrição dos seus testes...

Acho que vou abrir uma seção "Mith Busters" e você vai ser um dos astros apresentadores :D

Offline luciano g

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #103 Online: 08 de Outubro de 2009, 08:45 »
 o capacitor é 15000uf
o scr 1800a x1800v  westcode
estou montando o disparador do scr (tem que ser com trafo)
pra semana estou dando umas descarregadas num motor
farei um teste da retenção do motor ,abrirei,testarei a retenção para ver o quanto perde e remanetizarei para ver o resultado e mandarei pro forum.
 

Offline Ivan

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Re: Manutenção de motor de passo
« Resposta #104 Online: 08 de Outubro de 2009, 08:51 »
Não duvido e não posso dizer não houve magnetização.
Sim, porque houve. :)

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Apesar de gerar um resultado, o método me pareceu meio ortodoxo, pra não dizer "nas coxas"... :)
Antes de pisar na barata, é necessário calcular a altura exata à qual o pé deve ser levantado (naturalmente, considerando a massa da perna, a gravidade local e algumas outras coisas), ao mesmo tempo garantindo a explosão das tripas e evitando o gasto desnecessário de energia. ;D

Perdoe a brincadeira, não quero fazer pouco do formalismo e do rigor, mas acho que numa finalidade fundo-de-quintal dessas e eum uma primeira "cheirada" no assunto não há problema em ser pouco ortodoxo.

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(1) Atentar para o sentido do enrolamento e da corrente elétrica, acredito que o objetivo é restaurar o campo, mantendo a orientação original e não invertê-lo, pois existe o risco de reduzir o campo existente ao invés de aumentar.
Do ponto de vista do estator, a inversão do campo do rotor não é problema - se fosse, eu não poderia ter ivertido o rotor e remontado.
Do ponto de vista do próprio rotor (perdoem o animismo), entendo que seu eu saturar no outro sentido ele será remagnetizado no outro sentido.
Podendo escolher, claro que prefiro tentar reforçar o mesmo, ao invés de inverter. Mas os testes que eu imaginei para verificar a polaridade envolviam encostar um imã, e queria evitar possibilidade de contaminação com limalhas. Além do que eu ia precisar fazer e anotar umas 3 vezes para relembrar e aplicar a regra da mão direita à situação, além de algum servicinho para arbitrar pólos ao imã de teste (quem é norte, quem é sul? :) ). Assim, achei que não valia à pena para este simples teste. Mas é algo perfeitamente realizável.

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(2) A intensidade de campo é função da corrente e da quatidade de espiras. No "instante do curto", a corrente é função da indutância, da resistência do fio e da tensão, basicamente. Quando voce enrola "trocentas espiras", esse processo não possui muito controle e os resultados podem ser inesperados.
Eu só fiz porque tinha alguma referência de grandezas das quais partir: 8 metros de fio 23 AWG, 240VAC, 0,5 Ohm - mérito do Sr. Jim Cox, autor do livro citado. Obviamente, o comprimento do fio e a ordem de grandeza do diâmetro dos motores aos quais a coisa se aplica levam a um número de espiras aproximado.

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Para haver um pico de corrente, o ideal é um sistema de descarga capacitiva e tensões de centenas a alguns milhares de volts.
Sem dúvida, e meu carro ideal é uma Maserati.  ;D

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Mas um "curto" ás vezes também funciona. Mas, se enrolar muitas espiras a indutância aumenta e a corrente não aumenta tão rápido (o campo impulsivo pode ser menor), se enrolar de menos, o campo também será menor.
Daí a importância de ter algum ponto de partida.

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(3) Deveria haver algum controle de qualidade, que no seu caso, foi a tensão em vazio, gerada pelo motor a uma certa rotação. Pode "dar pro gasto", mas imagino que as características originais do motor não sejam as mesmas, no que diz respeito a uniformidade e simetria do campo magnético no rotor.
No fundo, medindo (ainda que apenas de forma comparativa) a tensão em vazio e o torque (não despreze a precisão do meu sistema indicador/polegar opositor  ;D ), e havendo verificado outras características (não sobreaqueceu, não perdeu passos), não estou verificando o que interessa?

É claro que a coisa toda foi feita de uma forma grosseira - mas que funciona, e para fazer a segunda vez de que preciso (o outro motor desmagnetizado) tá valendo fazer exatamente da mesma forma.

Se fosse aperfeiçoar, os pontos seriam:
- Arrumar uma montagem menos agressiva, sem forçar as instalações (provavelmente recorrendo a capacitores, ou então usando instalação dedicada o mais apropriada possível para isso)
- Elaborar um procedimento para medir o torque do motor em condições controladas
- Montar um procedimento para identificar os pólos do motor, garantindo que a montagem respeite a polaridade.
- Refazer o teste procurando a menor corrente suficiente para saturar o rotor, buscando não queimar os diodos e minimizando a energia envolvida.
- Repetir o processo para motores de diferentes tamanhos e características, variando as variáveis conforme tempo disponível. :)
- Plotar as curvas e fazer a ajustagem, sintetizando o método em algumas formuletas.
 
O problema é que isso tomaria meses das minhas horas vagas, e eu tinha pouco mais de uma hora. ;D
« Última modificação: 08 de Outubro de 2009, 08:54 por Ivan »

 

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