Autor Tópico: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo  (Lida 68306 vezes)

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Offline F.Gilii

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #195 Online: 23 de Agosto de 2009, 17:31 »
O que eu acho é que o torque pode ser melhor porque é como se fossem dois motores dividindo o mesmo ferro magnético, e isso pode ser a diferença...

Offline Rudolf Waller

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #196 Online: 23 de Agosto de 2009, 19:08 »
Gilii Iluminati,

Talvez eu deva ter me expressado mal - acredito que o torque deva ser o nominal do motor - o que muda é que em série a indutância quadruplica pois é uma relação quadrática.

No modo paralelo a indutância é a mesma, e por isso da maior facilidade em alcançar velocidades rotacionais maiores, e talvez por isso que o pessoal fale que em modo série é mais forte - em rtelação à rpm, pois sabemos que o torque cai com a rpm...

Faz sentido. Com as bobinas em paralelo a indutância é menor, que faz com que a corrente atinja o valor nominal mais rapidamente, que permite maior torque dinâmico quando comparado às bobinas em série numa determinada velocidade.

Abraços,
Rudolf

Offline marcio////amorim

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #197 Online: 23 de Agosto de 2009, 22:50 »
Senhores o que quis dizer é o seguinte:

Como o motor de 90kg que tem 8 fios e esta ligado na configuração serie (drive e bipolar configuração de meio passo) não esta dando os "trancos", pensei que se colocasse um motor de 50kg tambem com oito fios na ligaçao serie poderia resolver o problema.(sera que o fato de o motor de 50kg que tenho ser 4 fios , poderia esta gerando esse problema???)

Obrigado

Offline minilathe

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #198 Online: 24 de Agosto de 2009, 03:02 »

Deve ser analisado o que exatamente é o "tranco" que voce está dizendo, o sistema mecânico pode estar apresentando elevado atrito + alta elaticidade (devido a baixa rigidez da máquina, que inclui fusos, estrutura, ...). Assim, o "tranco" pode ocorrer com a movimentação do motor e as forças (que permitem o eixo se mover) vão aumentando gradativamente, em algum eixo (não do motor) da máquina x, y ou z (devido a elasticidade alta da máquina). Num dado momento, a força que tenta deslocar algum eixo da máquina supera o atrito e ocorre um movimento brusco.

Uma outra possibilidade que deve ser avaliado é o comportamento dinâmico de um motor de passo. Um motor (ou a sua máquina) é um sistema do tipo massa + mola + amortecimento. Com altas correntes, um motor de passo apresenta algum "overshoot" em seu movimento de rotação no momento que para em cada passo. Isso é característico de um sistema mecânico sobreamortecido (alta elasticidade e baixo amortecimento). Isto é bem visível num motor grande (elevado momento de inércia) com corrente elevada rodando em vazio. É mais ou memos o que ocorre se voce tirar os amortecedores da suspensão de um carro, o carro fica "pulando" excessivamente. Para reduzir isso, pode-se diminuir um pouco a corrente do motor (a "rigidez" de seu campo magnético) ou aumentar (um pouco) o amortecimento.


Offline marcio////amorim

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #199 Online: 24 de Agosto de 2009, 21:40 »

Deve ser analisado o que exatamente é o "tranco" que voce está dizendo, o sistema mecânico pode estar apresentando elevado atrito + alta elaticidade (devido a baixa rigidez da máquina, que inclui fusos, estrutura, ...). Assim, o "tranco" pode ocorrer com a movimentação do motor e as forças (que permitem o eixo se mover) vão aumentando gradativamente, em algum eixo (não do motor) da máquina x, y ou z (devido a elasticidade alta da máquina). Num dado momento, a força que tenta deslocar algum eixo da máquina supera o atrito e ocorre um movimento brusco.

Uma outra possibilidade que deve ser avaliado é o comportamento dinâmico de um motor de passo. Um motor (ou a sua máquina) é um sistema do tipo massa + mola + amortecimento. Com altas correntes, um motor de passo apresenta algum "overshoot" em seu movimento de rotação no momento que para em cada passo. Isso é característico de um sistema mecânico sobreamortecido (alta elasticidade e baixo amortecimento). Isto é bem visível num motor grande (elevado momento de inércia) com corrente elevada rodando em vazio. É mais ou memos o que ocorre se voce tirar os amortecedores da suspensão de um carro, o carro fica "pulando" excessivamente. Para reduzir isso, pode-se diminuir um pouco a corrente do motor (a "rigidez" de seu campo magnético) ou aumentar (um pouco) o amortecimento.
Obrigado pelo retorno
o que acontece e que os motores ainda não estão instalado estou testando apenas em bancada, como disse o motor maior o de 90 kg.cm não apresenta esses trancos (Como se no momento da inversão de rotação, na simulção no corte de um circulo ele da uma tremida " pro lado e pra outro") ja troquei eles de lugar (o que estava no controle do eixo X para o do eixo Y) e so acontece no motor de 50kg.cm

Offline F.Gilii

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #200 Online: 25 de Agosto de 2009, 07:41 »
Marco,

Verifique se os motores estão sendo acionados em passo cheio - se estiverem, procure usa meio passo ou mais...

Outro ponto que já foi citado e repito - motores sem carga no eixo podem apresentar este tipo de comportamento em algumas faixas de rotação.

Um último ponto a ser verificado é em relação à sequencia de ligação das fases no driver - pode haver algum engano que faz com que o motor gire em certas faixas de frequencia, mas apresentam funcionamento errático como os narrados por você.

Offline marcio////amorim

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #201 Online: 25 de Agosto de 2009, 18:52 »
Fabio Gilii

Estarei verificando os pontos mencionados.

obrigado pelas dicas.

dragon

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #202 Online: 29 de Novembro de 2009, 21:01 »
olá a todos,estava navegando aqui no fórum atras de algum tópico relacionado a minha questão,e como não gosto de ficar abrindo tópicos vou aproveitar este para tirar uma dúvida,é que apesar de não entender de maquinas cnc ,acho incrivel seu funcionamento,e qria poder aprender a lidar com uma,ou ate mesmo construir,mas para isso eu gostaria de começar bem devagar,tenho dezenas de motores de passo em casa tirados de impressoras velhas,mas como precisam de um circuito espesifico para funcionarem,estão parados dentro de uma caixa,gostaria muito de poder ter uma ideia de um cirtcuito o mais simples possivel,para movimentar o motor apenas de um lado para outro,sem muitas funções,para treinar mesmo...
montei uma pequena fundição de alumínio caseira ,e espero poder construir uma mini cnc com peças em alumínio fundido,ou algum braço mecanico,mas para isso queria aprender a lidar com os motores de passo,tenho uma pequena noção de eletrônica,me considero um auto didata,pois sou muito curioso,vou aprendendo sem fazer nenhum curso,apenas pesquisando,e contando com a ajuda de pessoas como deste fórum.

dragon

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #203 Online: 04 de Dezembro de 2009, 23:46 »
esses são alguns dos motores que tenho

Offline marc0

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #204 Online: 05 de Dezembro de 2009, 18:04 »
Olá Edinho;

Vc pode montar uma CNC3AX, Existe alguns tópicos no fórum com todas as instruções para construir um driver desse.

Abraços...

dragon

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #205 Online: 05 de Dezembro de 2009, 19:27 »
obrigado marc0martim

gerson.k

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #206 Online: 22 de Janeiro de 2010, 23:15 »
Olá boa noite tenho uma SMC-U-PRO to com um probleminha meu motor trabalha em rotações minimassss pq quando eu aumento ele so ronca e não gira mais o qeu pode ser?
Abraços

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #207 Online: 23 de Janeiro de 2010, 00:01 »
... motor trabalha em rotações minimassss pq quando eu aumento ele so ronca e não gira mais o qeu pode ser?

Baixa tensão de alimentação provavelmente.

gerson.k

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #208 Online: 23 de Janeiro de 2010, 12:48 »
ok irei tentar aumentar a tensão bom mais uma pergunta

vcs que ja tem pratica em cnc o que vcs fazem para a tupia não cortar a mesa???


é posto um retalho de mdf em baixo?


para que ela corte o mdf e não a mesa




não tem nenhum tutorial sobre art cam?



Obrigado

Offline Alebe

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Re: Tutorial Sobre Acionamento de Motor de Passo
« Resposta #209 Online: 23 de Janeiro de 2010, 14:22 »
Isso mesmo Gerson.
E colocada uma chapa de sacrifício de 3mm, geralmente de mdf, por baixo.
Tem vários tutoriais do artcam espalhados no forum, de uma pesquisada.
No repositório do Gilli tambem tem bastante coisa.
http://www.4shared.com/dir/177479/ab1e20f4/ArtCam8.html

 

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